Setembro Amarelo: psiquiatra destaca a importância do acompanhamento médico e do apoio da família na prevenção ao suicídio 

Redação do Diário

Setembro Amarelo: psiquiatra destaca a importância do acompanhamento médico e do apoio da família na prevenção ao suicídio 
Foto: Andressa Scherer (Divulgação)

A programação do Setembro Amarelo 2022 iniciou nesta sexta-feira (2), em São Pedro do Sul.  A campanha tem como objetivo conscientizar sobre a prevenção ao suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo. Pela manhã, o psiquiatra Fernando Porto Almeida, que atua no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de São Pedro do Sul, participou de entrevista na Rádio Municipal São-pedrense. 

De acordo com o psiquiatra, as pessoas que tentam suicídio estão passando por um sofrimento mental que se agravou ao longo do tempo. Tudo começa com pensamentos suicidas que em alguns momentos podem ser verbalizados. 

– Sempre que alguém fala nisso, seja em casa, para um amigo, alguém de confiança, no trabalho ou até mesmo durante atendimento que não seja especificamente de saúde mental, é preciso estar atento. Essa queixa da pessoa deve ser levada em consideração e não visto como algo feito para chamar a atenção. Deve ser tratado com cuidado e seriedade, para que se aborde essa situação de uma maneira eficaz – ressalta Fernando.

Também outros sinais podem ser observados por familiares e amigos da pessoa que está com pensamentos suicidas. 

– Falta de interesse em atividades do dia a dia, em termos de trabalho e estudo, de relação social com tendência ao isolamento, alteração de apetite e de sono, sentimentos de desvalia ou desesperança, ideia de que as coisas não vão se encaminhar de novo. A pessoa entra em um  quadro depressivo e quanto mais intenso for esse quadro, mais fortes esses sentimentos ficam e, muitas vezes, com essas sensações e pensamentos, o paciente pode entrar  em desespero. Vai se agravando, e às vezes chega em um quadro que, infelizmente, acaba culminando no suicídio. Grande parte das pessoas que cometeram suicídio não procuraram atendimento médico, seja ele com clínico geral, psiquiatra ou psicólogo – destaca ele.

Fernando ressalta que ao perceber algum destes sinais é importante que os familiares e amigos acolham essa pessoa, tente se aproximar, conversar e buscar o acompanhamento médico.

Na rede pública, a indicação é procurar os Centros de Apoio Psicossocial (Caps) do Sistema Único de Saúde (SUS). Em São Pedro do Sul, o Caps funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 16h30min. O telefone para contato é o 3276-6158. Os atendimentos com o psiquiatra ocorrem quinzenalmente, nas sextas-feiras.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) também faz um apoio emocional e preventivo do suicídio pelo número 188.

Saiba mais 

As atividades da campanha Setembro Amarelo em São Pedro do Sul continuam até o dia 14 de setembro. Na próxima quinta-feira, 8 de setembro, será realizada uma ação de conscientização na Praça Crescêncio Pereira, das 10h às 15h30min. Haverá distribuição de materiais informativos e Feira de Artesanatos confeccionados pelos usuários do Caps.

No dia 12 de setembro, na ACI, ocorre a palestra com o tema “Saúde mental – descomplicando saberes: crise psiquiátrica, cuidado em território e RAPS, que será ministrada pelo psicólogo Thadeu Luca. O encerramento das atividades será realizado no dia 14 de setembro, com o Sopão Comunitário, das 14h às 16h, na Capela São José  Operário, no bairro Oliveira, com entrega e consumo no local. Durante o mês de setembro também serão promovidas rodas de conversas nos bairros do município com agentes redutores de danos, agentes comunitários de saúde e profissionais da saúde.

A organização da programação do Setembro Amarelo é da Secretaria Municipal de Saúde e Caps, com o apoio do Hospital Municipal Dr. Getuinar D’Ávila do Nascimento.

*Com informações da prefeitura de São Pedro do Sul

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Comércio e mercados vão abrir no dia 7 de setembro em Santa Maria Anterior

Comércio e mercados vão abrir no dia 7 de setembro em Santa Maria

Novo Horizonte traz a Santa Maria a 1ª Copa Mercorsul de Futebol de Base Próximo

Novo Horizonte traz a Santa Maria a 1ª Copa Mercorsul de Futebol de Base

Geral